Olá irmãos da fé! Hoje venho lhes apresentar um post falando sobre como podemos nos comunicar com Deus. Será que devemos receber uma mensagem especial dele assim como era com os profetas? Será que temos que ter visões assim como João teve para escrever Apocalipse? É o que veremos.
O Povo de Israel
Deus sempre se comunicou com o ser humano. Assim que criou Adão e Eva e deu-lhes o sopro de vida (Gn 2:7) logo conversou com eles, falando para serem férteis e dominarem sobre os seres da Terra (Gn 1:28).
Com Noé, o Senhor também falou diretamente com ele, visto que andava constantemente consigo (Gn 6:13-21) e assim foi com Abraão (Gn 12:2-3), com Moisés (Êx 3:4-22), com Josué (Js 1:2-9), com Samuel (1Sm 3:11-14) e tantos outros do Antigo Testamento.
Durante esse período Deus falava com os seus filhos diretamente, sendo que o mais próximo dele fora Moisés que o conheceu “face a face” e foi sepultado pelo próprio Deus (Dt 34:5-12).
Deus falava com os líderes e profetas diretamente, enquanto se comunicava com o povo em geral através deles (Is 43:1) e por Sua Lei, disciplinando-o e o abençoando quando obedeciam seus preceitos (Dt 4:2; 8:1; 11:1-2)
A Vinda de Jesus Cristo
Assim que Jesus veio, Deus utilizou seu Filho para proclamar a mensagem ao povo e reunir seguidores, sendo como pastor de ovelhas para elas (Mateus 9:35-36).
Isso já havia sido predito por Isaías e reafirmado no evangelho de Mateus; o nosso Senhor escolheu Cristo como seu servo para que ele anunciasse a justiça a todos as nações (Is:42:1-4; Mt 12:18-21)
Através dele as pessoas puderam chegar livremente ao Pai, pois tudo havia sido entregue a Jesus para que assim consolasse o povo escolhido (Mt 11:27-30).
O Senhor se comunicou pelos ensinamentos de Jesus, falando sobre seu amor e perdão (Lc 15:11-31) e sobre as virtudes que devem ser cultivadas por todos nós (Lc 6:17-26), por exemplo, além de esclarecer sobre questões as quais os judeus tinham dúvidas como o sábado (Mc:2-23-27), a tradição judaica (Mt 15:3-6) e o divórcio (Mt 19:4-9).
Paulo deixa claro que antes os profetas eram o Seu porta-voz, porém Cristo veio para ocupar esse lugar enquanto estava na Terra. (Hb 1.1,2)
Deus se comunicava com o povo por intermédio do seu primogênito, dando-o em sacrifício (Jo 3:16) e realizando Sua obra através dele (Jo 14:9-12).
O Início da Cristandade
Após a ascensão de Jesus aos céus o Senhor haveria de enviar o Espírito Consolador que os guiaria até que Cristo voltasse (Jl 2:28-32; Jo 14:16-26). Assim, ele nos lembraria de todos os seus ensinamentos.
Os apóstolos receberam o Espírito Santo no dia do Pentecoste e o manifestaram (At 2:1-13), pois ele os capacitava para isso.
A partir desse momento Deus se comunicou com seu povo através do Espírito Santo, mantendo os ensinamentos de Jesus e solidificando a base da doutrina cristã, vinda em grande parte das cartas paulinas. O Espírito Santo capacitava esses homens para se comunicarem com os recentes cristãos, plantarem igrejas e guiarem o povo.
Atualmente
Chegamos aos dias atuais. No meio dessa depravação moral podemos achar que Deus está tão distante; Ele não aparece como antes e aqueles que denominam continuar os dons apostólicos por muito os falsificam, são ridicularizados e levam ao emocional, esquecendo-se do espiritual.
Mas Deus continua o mesmo. Suas palavras não mudam (Mc 13:31). A verdade não muda. Ele não muda (Hb 13:8). Mas nós mudamos.
A Bíblia foi terminar de ser escrita no século I D.C e mesmo assim ela permaneceu de difícil acesso a maioria da população por muito tempo. Foi a partir do século XVI que ela passou a ser popularizada e hoje a temos em nossas mãos, podendo comprar e lê-la a qualquer momento.
O Senhor permanece transmitindo informações pela Sua Palavra. É nela em que devemos basear nossa vida, pois é, por completo, útil para o ensino (2 Tm 3:16)
Para que possamos entendê-la devemos estar em constante conexão com Deus através da oração, sendo por ela que Deus intercede por nós (Rm 8:26-27). Ele sempre nos ouve (Sl 4:3) e não devemos duvidar de seu poder (Tg 5:16).
Assim, não apenas lemos as Escrituras, mas somos guiados pelo Espírito Santo presente em nossos corações.
Há outras maneiras de Deus se comunicar, como pelo conselho de irmãos (Cl 3:16) e por sonhos e revelações pessoais (1 Ts 5:20-21), porém esses não devem substituir nossa principal base e única regra de fé e prática, as Escrituras (At.17:11)
Hoje Deus se comunica conosco principalmente pela Sua Palavra, aquela que prega a verdade (Hb.12:19) e se opõe a qualquer falsa revelação (1 Tm 6:2-5)
É isso meus amados reformados! Espero que tenham compreendido a importância de estarmos ligados a Deus e como podemos fazer isso, assim como saber como isso foi feito no passado.
Quando estudamos a história da teologia ou até mesmo nos aprofundamos no estudo dos livros da Bíblia dificilmente evitaremos termos como Torá e Septuaginta que apesar de bastante conhecidos, nem sempre os cristãos os entendem e são essenciais caso queiramos compreender por completo o significado original dos textos que lemos em nossas traduções. Por isso, explicarei brevemente o que significa cada um deles e alguns outros que são mais esquecidos, mas antes preciso conceituar três coisas importantes: Antigo Testamento - Os primeiros 39 livros da Bíblia, também chamados de Bíblia Hebraica Novo Testamento - Os 27 últimos livros da Bíblia, começando com os evangelhos. Bíblia - Conjunto de textos sagrados para os cristãos composta por 66 livros (Bíblia protestante). Tendo isso claro, podemos iniciar: Torá Vindo do hebraico תּוֹרָה ("tōrāh" para os sefarditas), significa "instrução" e é o conjunto que nós cristãos conhecemos como Pentateuco , ou seja, os 5 ...
Ao decidir um nome para usar em meu site e em meu canal, queria um que representasse a minha fé e meus ideais e que não fosse igual aos que já existem. Quando percebi que os huguenotes têm muitas semelhanças com minha teologia e não eram muito conhecidos, escolhi imediatamente o nome "O Huguenote" como uma homenagem e uma identidade que decidi assumir, por mais que minha denominação seja presbiteriana. Não poderia faltar a explicação de quem eles eram e de sua história e é isto que pretendo realizar nessas duas publicações: contar de forma geral a história dos huguenotes que me inspiraram a tratar do assunto que mais amo, teologia. Mudanças na Europa Ao estudar a história, percebemos que nenhuma ideia ou movimento surge de repente, há sempre um antecessor que o inspira ou provoca o seu surgimento. No caso dos huguenotes, sua história remonta desde os séculos XII e XIII quando dois movimentos entraram em evidência na França, os valdenses e os cátaros, também chamados albigen...
Deus se apresenta de várias formas ao longo das Escrituras: Ao chamar Abraão, como escudo (Gn 15.1). Com Moisés, o próprio Eu Sou, denotando sua auto existência (Ex 3.14). Perante o povo de Israel, o libertador da escravidão (Dt 8.14). Nos Salmos, bondoso e cheio de graça (Sl.86.5) No Apocalipse, o início e o fim, a completa eternidade (Ap 1.80 Mas com toda a certeza, um dos títulos mais belos e significativos atribuídos ao nosso Criador é o de Pai . Quando Cristo veio a Terra ensinou-nos como orar ao nosso Soberano Senhor, apresentando nossos pedidos e agradecendo por suas bênçãos, prece iniciada da forma que todos conhecemos: "Pai Nosso que estás nos céus..." (Mt 6.9) O título usado por Cristo, Aba , foi tomado como irreverente pelos judeus presentes, escandalizados pela alegada falta de esmero por parte de Jesus. Eles não reconheciam, portanto, que o Pai de Jesus era celeste e não habitava na terra como eles pensava, chamando o Senhor Todo-Poderos...
Comentários
Postar um comentário
Seja respeitoso, educado e não cometa spam, ou será negado imediatamente.