Pular para o conteúdo principal

Todos somos únicos a Deus


 

Existem tantas pessoas no mundo que nos sentimos um mero grão de areia numa praia repleta de semelhantes a nós, muitos até mesmo melhores. A partir da globalização e da internet somos colocados cada vez mais para baixo quando nos comparamos aos outros: "Sabe desenhar? Bem, este artista tem um traço melhor que o seu". "Sabe escrever? Legal, mas quem disse que fará um livro igual aquele ali?". "Sabe cantar? Ótimo, mas a pessoa neste vídeo tem uma voz muito melhor".

Nosso talentos se tornam irrelevantes e nossas características se perdem em um montante de dons extraordinários. Como seguir o lema da atualidade de se sentir único e especial quando temos tantas pessoas parecidas e superiores?

A visão bíblica de dons particulares prega um enorme diferencial quando comparada ao uso dos talentos na nossa sociedade. Claramente temos pessoas mais notórias que outras como Moisés que foi líder ainda que Arão falasse melhor (Ex 4:14), Jacó que foi escolhido em despeito a Esaú (Ml 1:2-3), Davi que foi consagrado rei em desfavor de seus irmãos (1 Sm 16:6-13) mas nenhum mérito partiu deles e não significa que Deus não tivesse um plano para os outros.

Jacó se tornou Israel e o pai de uma nação numerosa, cumprindo a promessa feita a Abraão (Gn 12:2-3) mas Esaú também teve seu propósito e formou a nação de Edom (Gn 36), assim como Arão foi sumo sacerdote mesmo sem ser líder (Ex 39). Por que eles tiveram chamados diferentes? Apenas os preceitos indecifráveis de Deus podem responder mas a verdade é que cada um dos seus filhos é especial para Ele.

Como Corpo de Cristo, nenhum membro funciona igual ao outro, somos todos relevantes e determinados para papéis diferentes, dependendo da vontade do Senhor e da ocasião em que Ele deseja nos usar (Rm 12:4). Como disse Paulo, "há diferentes tipos de dons mas o Espírito é o mesmo" (1 Co 12:4). Quando dedicamos nossas aptidões ao Senhor somos sempre especiais e, diferente das habilidades normais, esses dons não partem de nós, mas são dádivas de Deus para o bem comum. (v.7)

A Bíblia nunca ensina igualdade entre o povo de Deus mas singularidade. Arão era em definitivo inferior ao chamado de Moisés em liderar e entregar a Lei mas foi lembrado por preparar o povo para a vinda de Cristo como sumo sacerdote (Hb 5:4). Somos todos relevantes mas não iguais em relevância. Não sintamos ciúmes e inveja do chamado de nossos irmãos ainda que eles sejam escolhidos para funções mais honrosas que as nossas pois isto é simplesmente Deus agindo de forma diferente na vida de cada um enquanto guarda a nós uma atribuição especial.

Nunca se esqueça que Jesus se dedica a cada indivíduo de seu rebanho, ainda que as outras noventa e nove estejam seguras ele sai para buscar a única que fugiu pois a ama particularmente (Lc 15:1-7). Cristo não morreu pelos pecados de forma geral mas pagou individualmente a dívida de cada um de nós (Jo 6:39-40).

Se sua função é liderar, abençoar, ensinar, servir, animar, contribuir, compadecer, faça tudo segundo a capacidade de sua fé e para honra e glória de nosso Senhor Jesus, exercendo os dons que Ele graciosamente derramou a nós (Rm 12:3-8)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Septuaginta, Vulgata, Torá, Tanakh, Talmude e outros: Os Antigos Escritos Bíblicos

Quando estudamos a história da teologia ou até mesmo nos aprofundamos no estudo dos livros da Bíblia dificilmente evitaremos termos como Torá e Septuaginta que apesar de bastante conhecidos, nem sempre os cristãos os entendem e são essenciais caso queiramos compreender por completo o significado original dos textos que lemos em nossas traduções. Por isso, explicarei brevemente o que significa cada um deles e alguns outros que são mais esquecidos, mas antes preciso conceituar três coisas importantes: Antigo Testamento - Os primeiros 39 livros da Bíblia, também chamados de Bíblia Hebraica Novo Testamento - Os 27 últimos livros da Bíblia, começando com os evangelhos. Bíblia - Conjunto de textos sagrados para os cristãos composta por 66 livros (Bíblia protestante). Tendo isso claro, podemos iniciar: Torá Vindo do hebraico תּוֹרָה ("tōrāh" para os sefarditas), significa "instrução" e é o conjunto que nós cristãos conhecemos como Pentateuco , ou seja, os 5

A História dos Huguenotes: Perseguição e Guerras Religiosas (Parte 1)

Ao decidir um nome para usar em meu site e em meu canal, queria um que representasse a minha fé e meus ideais e que não fosse igual aos que já existem. Quando percebi que os huguenotes têm muitas semelhanças com minha teologia e não eram muito conhecidos, escolhi imediatamente o nome "O Huguenote" como uma homenagem e uma identidade que decidi assumir, por mais que minha denominação seja presbiteriana.   Não poderia faltar a explicação de quem eles eram e de sua história e é isto que pretendo realizar nessas duas publicações: contar de forma geral a história dos huguenotes que me inspiraram a tratar do assunto que mais amo, teologia. Mudanças na Europa Ao estudar a história, percebemos que nenhuma ideia ou movimento surge de repente, há sempre um antecessor que o inspira ou provoca o seu surgimento. No caso dos huguenotes, sua história remonta desde os séculos XII e XIII quando dois movimentos entraram em evidência na França, os valdenses e os cátaros, também chamados albigen

O Massacre de São Bartolomeu segundo C. H. Spurgeon

O MASSACRE DE SÃO BARTOLOMEU C. H. Spurgeon Le Massacre de la Saint-Barthélemy, François Dubois, 1572-1584. Musée cantonal des beaux-arts de Lausanne. A infame atrocidade perpetrada na véspera de São Bartolomeu, 1572, pelos católicos romanos contra os inofensivos huguenotes ou protestantes da França não deixará de ser lembrada com mais intenso horror até o dia da restituição universal . A frieza dos procedimentos que instigaram tamanha carnificina e as paixões diabólicas que levaram os nobres e estadistas católicos a romperem os limites da humanidade ao liderar o massacre  tornam o evento sem paralelo na história dos enormes crimes. Assim, não há sombra de dúvida sobre quem eram os originadores do plano. Os católicos romanos conceberam o mais amargo ódio contra os huguenotes e estavam decididos de que a terra deveria ficar livre deles. Catarina de Médici, cuja inimizade furiosa contra o protestantismo fez dela um motor admirável no terrível desígnio, controlou seu filho, Carlos IX, suf