![]() |
Ano retrasado iniciei o meu blog com a intenção de expor o que penso e o que descubro, como uma forma de descontração. Não mantive tanta frequência nas publicações, mas não imaginava que ele me faria melhor do que eu imaginava. Fiz duas publicações que agiram como respostas para minhas próprias incertezas, uma sobre o melhor de Deus para nós e outra sobre viver para a glória do Senhor. Todas as outras postagens me foram úteis espiritualmente mas estas em específico foram escritas em momentos de tristeza e ansiedade profundas onde a escrita espontânea se tornou uma forma de escapar desses sentimentos.
Assim como todos, eu espero que o ano de 2021 seja melhor do que este último e que possamos, pela graça de Deus, vencer os desafios que o mundo nos propõe. Entretanto, acho ousado ver pessoas afirmando com uma convicção cega e inquestionável de que este ano ocorrerá segundo as vontades próprias e que os aprendizados de 2020 servirão para que este seja o "ano da vitória e transformação".
Muito bonito, confesso, mas a decepção pode ser muito maior do que a beleza deste pensamento. A virada de ano gera em nós muita expectativa justamente por não sabermos como será, incertos quanto aos dias que virão ao mesmo tempo em que desejamos com todas as forças que sejam bons. Entretanto, não podemos enganar a nós mesmos e fingir que não há a possibilidade de nossos anseios não se cumprirem.
Vários criticaram o ano de 2019 por razões pessoais que não irei contestar, afinal, definir se o ano foi bom ou não é uma questão completamente pessoal. Mesmo assim, as expectativas para 2020 foram massacradas e geraram uma tristeza inesgotável, sabendo que o ano que era para ter sido melhor, conseguiu ser ainda pior. Sendo assim, 2021 tem que ser visto como um ano que pode ser melhor e não que definitivamente o será.
As vacinas estão sendo preparadas e logo estaremos imunes, mas nada garante que outro surto não virá. Outras epidemias podem vir neste e nos anos seguintes, guerras podem ser iniciadas e mais pessoas podem partir, porém isso não deve nos impedir de viver para a glória de Deus, confiando no seu agir. Para nós cristãos, sabemos que grandes desastres precederão a maior alegria que poderíamos ter (Mt 24:6-8)
O Senhor Jesus, antes de morrer, falou a seus discípulos:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" João 16:33
Cristo sabia que passaríamos por sofrimentos mas que acima de tudo ele foi mais forte que o mundo. Os apóstolos esperavam anos melhores, com toda a certeza, mas quando suas expectativas não se cumpriam eles lembravam das palavras de encorajamento vindas de seu mestre que sempre trazia-lhes paz e descanso.
Por isso, ainda que 2021 não seja o que esperamos, nunca nos esqueçamos de que com o Senhor em tudo há um propósito, seja na dor, seja na alegria.
Deus abençoe e que esse ano seja feito segundo a Sua vontade.
Graça e paz a todos,
Luigi Bonvenuto
Capa: Foto de Simon Migaj no Pexels
Comentários
Postar um comentário
Seja respeitoso, educado e não cometa spam, ou será negado imediatamente.